quinta-feira, 1 de novembro de 2012

CASTANHEIROS - Resistentes á doença da Tinta

 Resistentes á TINTA

Inicia-se uma nova campanha de plantação de fruteiras em geral. A queda da folha das plantas, indica que as mesmas se encontram preparadas para a transplantação.

Porque estamos na época das castanhas, falar de castanheiros é uma prioridade.

Novas plantações de castanheiros, por iniciativa propria de alguns agricultores, investidores, ou ate mesmo para a instalação de novos agricultores (Jovens agricultores), requerem alguma atenção e cuidado na preparação das plantações.

A selecção dos solos, é um dos aspectos que mais atenção se deve dar, pois estes devem ser de boa fertilidade, profundos e bem drenados. Os solos esqueléticos que muitas das vezes se veêm por essas serras fora, não são indicados. Os solos humidos, facilmante enxarcados na primavera devem ser tambem evitados.

Os castanheiros sofrem com a doença da tinta, mortal para a totalidade dos castanheiros europeus (castanea sativa). A selecção dos solos e das plantas é por isso fundamental.

A IMENSIS, comercializa porta enxertos de castanheiros resistentes á doença da tinta, resistência essa devidamente comprovada por trabalhos efectuados na Universidade de Tras os Montes e Alto Douro (UTAD), classificando-o de muito resistente, estando de acordo com o que em França escreviam sobre o mesmo porta enxerto - Ferossacre (CA90). Para a presente campanha temos disponibilidade de plantas de dois anos (recriadas), e plantas de um ano (viveiro do ano).

A IMENSIS, comercializa ainda outro porta enxerto de castanheiros resistente á doença da tinta, proveniente de selecção efectuada na UTAD, conhecido por COLUTAD. Este porta enxerto tambem é bastante resistente á doença da tinta e permite uma maior densidade de plantação, pois é mais ananicante que o castanheiro europeu. Os compassos de plantação podem e devem ser mais apertados. Plantando-se mais castanheiros na mesma área, o rendimento por hectare será bem maior, nos primeiros 10 - 15 anos do souto.

A principal vantagem destes porta enxertos, que são resistentes á doença da tinta, em relação a outros castanheiros Japoneses, que aparecem no mercado, é a sua compatibilidade na enxertia com as nossas variedades, Judia, Martainha, Longal, Aveleira e outras ja experimentadas.

A aquisição desses castanheiros Japoneses, pode ser um verdadeiro logro, pois a enxertia  pode nunca vingar, ou mesmo vingando em alguns casos, a incompatibilidade manifestar-se-á em alguns anos.
A oportunidade do negocio faz com que em muitos casos, a atenção seja redobrada, pois só se dara conta do erro cometido passados alguns anos.

Para a zona do Minho, recomenda-se ainda a utilização destes porta enxertos em todas as situações, pois a manifestação da doença da tinta é um facto visível em todas as plantações de novos soutos com o castanheiro europeu, enxertando-se no local a variedade minhota AMARELAL, LONGAL, etc..., ou a plantação de castanheiros eurojaponeses, resistentes á doença, e que produzem castanhas de muito bom calibre, precocemente (finas de Setembro), como é o caso das variedades, MARSOL, MARIGOULE e BOUCHE BETIZAC.

Consulte-nos, colocaremos a nossa experiência para o BEM SERVIR.

Bouche Betizac 3ºano

Ferosacre (CA90) ano de plantação Agosto

Micorrizas pioneiras em porta enxertos Ferosacre

Viveiro de Ferosacre (CA90)



Sem comentários:

Enviar um comentário